A “Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição” foi fundada em 05 de dezembro de 1910 na cidade de Santarém – Pará, constituída como pessoa jurídica de direito privado, de fins não econômicos, confessional beneficente de caráter educacional e de assistência social, registrada em 1916 com publicação no D.O. Estado do Pará nº 7.368 de 16 de dezembro de 1916, Santarém – Pará.
Diante dos apelos da Igreja e da grande necessidade de servir à comunidade da Região Norte, tornou-se necessário mudar a sede da Instituição, a fim de expandir as obras de atendimento aos lugares de difícil acesso. Por decisão da Assembleia do Capítulo Provincial, realizado entre 27 de abril e 2 de maio de 1970, foi definida a transferência da sede da Congregação para Belém, estado do Pará.
Atualmente, com a mudança do marco regulatório das Entidades Beneficentes de Assistência Social, regulamentada pela Lei nº 12.101 de 27 de novembro de 2009, fez-se necessária uma nova configuração da pessoa jurídica da Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição como Entidade de natureza Educacional e não Organização Religiosa. Para responder a essa exigência foi feita a alteração estatutária e também a sua denominação, em Assembleia Geral extraordinária realizada no dia 05 de dezembro de 2010. A Entidade ficou assim denominada “Rede de Educação SMIC”, uma vez que a natureza da Entidade é a Educacional e tendo também que observar a legislação específica da área de Educação. Entende-se por SMIC: Sororum Missionarium Immaculatae Conception.